Ontem divulgamos algumas informações do Opera 10.5, cujo primeiro pre-alpha fora prometido para hoje. E hoje, confirmando a promessa, a turma de Oslo liberou o download (final da página).
É cedo para dizer, o programa ainda está "cru" (embora não pareça), mas vou arriscar: a versão 10.5 tem tudo para ser a melhor da história do Opera. O navegador melhorou em pontos sensíveis, os quais seus concorrentes estavam anos-luz à frente, e melhorou sua apresentação de maneira dramática. Aquele preview do "botão Firefox"? O Opera 10.5 já tem.
Mas as maiores novidades, mesmo, estão embaixo dos panos. Praticamente toda a parte interna do navegador foi mudada e/ou atualizada. Temos o novo motor JavaScript Carakan, que deixa o antigo, Futhark, comendo poeira; versão atualizada do motor de renderização Presto, finalmente com suporte a propriedades CSS3, incluindo o esperando border-radius; e a nova biblioteca gráfica Vega, que pode usufruir de aceleração gráfica para renderizar páginas. Seria a volta do outrora navegador mais rápido do mundo?
Vale destacar também a integração com o Windows 7. Temos jump list e pré-visualização de abas, essa última tão (ou até mais) fluída que a do Internet Explorer 8. Infelizmente, confirmando os rumores, faltou a barra de progresso de downloads no ícone da superbar.
Por fim, mas não menos importante, navegação privada. Como já destacado anteriormente, o grande diferencial do p0rn mode do Opera é que ele pode rodar na mesma janela, numa aba específica, em harmonia com abas "normais", que registram atividades no computador. Falta integração com o navegador, ainda, como, por exemplo, poder abrir um link numa aba "normal" dentro de uma privada, mas são detalhes que melhorarão até a versão final.
Outras novidades incluem barra de endereço mais trabalhada e, ao que parece, finalmente com buscas no histórico por mais de um termo (sério, isso faz muita falta), e caixas de aviso estilizadas, fora daquele padrão meio insosso do Windows, algo mais próximo ao que o Safari faz.
Com todas essas novidades, o Opera 10.5 mostra-se uma ótima pedida para quem, mesmo com a farta oferta de navegadores atualmente, não conseguiu se adaptar a nenhum. E mesmo aqueles que usam algum específico, poderia perfeitamente dar uma chance ao Opera. Repetindo, a versão 10.5 tem tudo para ser um divisor de águas para o Opera.
Lembre-se: trata-se de uma versão pre-alpha, portanto, bastante crua. Há picos violentos de memória, e algumas instabilidades:
Fonte: WinAjuda