quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Provável visual do Firefox 4.0 atualizado

Há alguns meses, surgiram mock-ups oficiais do que serão as versões 3.7 e 4.0 do Firefox. A veiculação de tais imagens deixou a todos empolgados. Após anos estagnado no mesmo visual da versão 1.0, será, enfim, a primeira e mais que bem-vinda reformulação visual no navegador da Mozilla. Mais que beleza, o que cativa nesses projetos é o tratamento dispensado à usabilidade.

Hoje apareceram imagens atualizadas do que virá a ser o Firefox 4.0 no blog do designer de visual de produtos da Mozilla, Stephen Horlander. Acreditem se quiser, mas o que já parecia excelente, ficou ainda melhor. Veja:




No novo visual, algumas novidades chamam a atenção. A principal delas é o novo ícone do programa, no canto superior direito. Horlander aproveitou o novo estilo empregado pela Microsoft nos programas nativos do Windows 7 e no Office 2007/2010, e implementou uma solução parecida no Firefox. Ele lista inúmeras vantagens ganhas com essa mudança, como unificação, fácil identificação pelo usuário, redução da confusão na barra de ferramentas, dentre outras. Sem contar que, visualmente falando, o resultado alcançado é bem elegante.

Antes de chegar ao exemplo acima, algumas variações foram testadas:




Confesso que a terceira da primeira linha me agrada mais. Uma das coisas que mais me incomodam no Chrome é justamente não conseguir ler o título da página instantaneamente, dada a ausência de uma barra de títulos. Para fazer isso, preciso mover o mouse até a aba, e deixar o cursor sobre ela alguns segundos.

Note, também, que os ícones da barra de ferramentas foram retrabalhados, estão "mais 3D", com noções de profundidade mais verossímeis e melhor visíveis quando em contraste com fundos claros (desktop).

Por fim, vale destacar o novo tratamento dado aos bookmarks. Por padrão, eles serão agrupados num widget, no lado direito da janela. Haverá, porém, a possibilidade de criar uma barra de bookmarks rápidos, como a já existente no Firefox.

Horlander fez um comparativo entre o novo mock-up do Firefox 4.0 e a versão atual (3.5). Tomei a liberdade de incluir, no comparativo, o primeiro mock-up do Firefox 4.0. Veja como ficou:




O Firefox 4.0, segundo o roadmap da Mozilla, se não atrasar, deve ser lançado no segundo semestre de 2010.

Fonte: WinAjuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DM | News
2010.2