Com 133 bugs corrigidos, 33 deixados ainda em aberto, e novidades bem interessantes, a Mozilla liberou, ontem, o Firefox 3.6 Beta 4, última versão dessa fase de testes.
Não foram apenas bugs corrigidos na transição da terceira para a quarta versão beta. Dois recursos novos, e importantíssimos, foram adicionados.
O primeiro é a inclusão do atribut async
, do HTML 5, no navegador. Em termos simples, esse atributo permite que elementos JavaScript sejam carregados independentes da página em si, e antes mesmo dessa carregar. Na prática, significa que páginas que usam e abusam de JavaScript/AJAX para funcionar, como Gmail e editores de imagens online, serão carregadas mais rapidamente. Esse benefício, porém, depende do desenvolvedor, que precisa incluir o async
no código da página. Até agora, dada a falta de suporte pelos principais navegadores do mercado, quase ninguém arrisca tal novidade, quadro que promete ser revertido com a adesão do Firefox e, espera-se, outros navegadores em breve.
A outra novidade é o suporte a API File, da W3C, criada pelo colaborador da Mozilla Arun Ranganathan. Ela permite que o navegador, ou melhor, que aplicações que rodem no navegador, via Internet, tenham acesso direto a arquivos armazenados localmente, sem a necessidade de upload para a nuvem. Isso dará vida nova a serviços de edição de imagens, documentos e outros vários, que, enfim, poderão ser usados como meros editores, dando ao usuário a liberdade de usá-los sem precisar hospedar arquivos, ainda que temporariamente, em servidores alheios.
Por fim, alguns usuários relataram problemas com antivírus durante o uso do Firefox 3.6. Isso se deve a uma alteração no comportamento do navegador em relação à pasta components
. Antes, add-onsbinários podiam ser instalados ali independentes de aprovação do usuário, mas agora, a situação mudou, e o comportamento padrão do Firefox, ou melhor, o motor (Gecko) do Firefox, veda tal procedimento, que segundo a Mozilla, causa instabilidades e até mesmo problemas de segurança. A partir de agora, componentes de terceiros só são instalados mediante autorização expressa do usuário, e fora da pasta do navegador.
A versão final do Firefox 3.6 está programada para o primeiro trimestre de 2010. A Beta 4 já pode ser baixada, mas lembre-se: por ser uma versão de testes, está sujeita a erros e problemas graves.
Fonte: WinAjuda